domingo, 10 de junho de 2012

Strogonoff

 

Difícil achar strogonoff bem feito por aí. Ou tem gosto de ketchup, ou de farinha, ou a carne é ruim, seco de mais, molhado demais... Tem até um tipo inovador no Café perto do trabalho. Ele é descongelado e aquecido na saída de vapor da máquina de café! Strogonoff com nuances de café ou café com nuances de strogonoff, ao gosto do freguês.

Para garantizar, strogonoff bom é strogonoff feito em casa. E para aqueles que gostam muito de strogonoff como eu, vai aí a receita do melhor strogonoff do mundo.  Essa receita tem um gostinho especial de aniversário (sempre pedia para minha mãe fazer no meu)! 

Strogonoff
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes
1 kg de mignon picado em quadradinhos (aprox. 1 cm)
3 colheres de manteiga
2 cebolas
1 dente de alho
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de ketchup
2 colheres de sobremesa de mostarda
1 copo de água 
1 caldo de carne
1 xícara de café de conhaque
2 colheres de molho pomodoro
1 colher de farinha de trigo
2 colheres de leite frio
1 lata de creme de leite
Sal e pimenta

Modo de preparo
Etapa 1. Derreta a manteiga em uma panela grande e sele o mignon até ele ficar com as beiradas “queimadinhas”. Vá selando a carne em etapas, um punhado por vez, para não formar água na panela. Coloque a carne em outra panela.


Etapa 2. Na panela onde está a carne, ascenda o fogo alto, acrescente as 2 cebolas picadas. Doure as cebolas e acrescente o alho também picado. Acrescente o molho inglês, ketchup e mostarda. Sal e pimenta a gosto.
Etapa 3. Em uma concha coloque o conhaque e aqueça-o na boca do fogão por alguns segundos, até ele pegar fogo (vire a concha um pouco em direção ao fogo). Jogue o líquido on fire na panela com a carne e deixe flambar por mais alguns segundos. 

Etapa 4. Na panela onde a carne foi selada, jogue um pouco de água quente (aprox. 1/2 do copo) na panela que usou para selar a carne. Jogue o cubinho de caldo de carne e dissolva na água, desgrudando do fundo os restos da carne. 


Etapa 5. Na panela que está com a carne, acrescente a água com o caldo de carne e mais as 2 colheres de molho pomodoro. Se quiser congelar a receita para apreciar seu strogonoff em outro momento, agora á a hora. Depois é só descongelar e finalizar as etapas abaixo. Nada de descongelar na máquina de café! Panela ou Microondas servem...
Etapa 6. Misture em um copo 1 colher de farinha de trigo com o dobro de leite frio. Misture bem, desmanchando todas as pelotinhas. Jogue esta misture na panela com a carne. Deixe cozinhar mais um pouco. Ajuste os temperos.
Etapa 7. Na hora de servir, acrescente a carne 1 lata de creme de leite. Ajuste novamente os temperos e mistura bem. Para acompanhar arroz e batata ou coloque o strogonoff pronto dentro de um pão italiano bola sem o miolo com batatinha palha para acompanhar.

Diz a lenda...

Que o strogonoff surgiu na Rússia como uma comida típica dos soldados, que costumavam  comer carne picada preservada com sal grosso e aguardente. Aos poucos a comida foi adentrando a casa dos civis e ganhando novos temperos. Mas ficou popular mesmo quando o cozinheiro oficial do Czar deu um talento no prato, se tornando um dos preferidos do patrão. E acontece que o tal mestre cuca tinha um general que o protegia e que deve ter dado alguns pitacos importantes no preparo. Tanto que o prato ficou em homenagem ao tal guarda-costas, de nome Strogonov! Scavurska!


2 comentários:

  1. E, Querida! acabei de fazr a receita!!! DELICIOSA!!! Fiz com frango. Adicionei um tomate no molhinho da panela q foi frita a carne e champions. Ficou sensacional!!! Fazia tempos q nao comia um strogonoff taaaaaao saboroso!!
    Muito obrigada por compartilhar suas receitas!! Eu sou fa do seu blog! Obrigada por me inspirar!! E encantar meu amorzao!!!

    Um beijao, Tara

    ResponderExcluir