quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Geléia de pimenta...

Depois de alguns testes consegui atingir o estado da arte da geléia de pimenta (ou quase lá, paladares são bem particulares e variam conforme o período do mês...mas a danada tinha ficado boa mesmo). Alguns sortudos que passaram em casa a tempo puderam experimentar e até levar um potinho brinde para casa.
Estava satisfeita com minha geléia, ia bem com queijos, para temperar carnes ou mesmo para dar uma apimentadinha em qualquer prato, era um vício...até no pão com requeijão ela foi testada, e aprovada! Acontece que essa semana a geléia partiu dessa para outra...Havia pedido para Geni jogar fora as comidas que já estavam há um tempo na geladeira....e esqueci de avisar da geléia!!! E a pobre coitada entrou na lista de extermínio. Uma tragédia! Como não escrevi a receita que testei aquele dia (foi um pouco inventanda na hora) segue uma tentativa de reprodução e para se inspirarem podem checar outras receitas e inspirações aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Ah, atenção! Nas minhas pesquisas tinha visto uma dica de um sábio falando para usar luvas quando cortar as pimentas, que obviamente eu ignorei. Dica importante: use luvas quando cortar as pimentas!!! Principalmente se for uma grande quantidade. Nesse dia tive que dormir com uma toalha molhada nas minhas mãos de tanto queimavam! Aprendendo com a dor...


Geléia de Pimenta (essa não vai maçã! Se é de pimenta, é de pimenta e não de maça! Oras!)


Ingredientes

2 xícaras de pimenta dedo de moça cortada bem pequeno (eu coloquei no mini processador)
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar (qualquer açúcar, sem frescura. Só não vale mascavo)
1 colher de sopa de gengibre cortado bem pequeno (também passei no processador)
Suco de 1 limão
2 pitadas de canela (ou mais se achar que a pimenta está muito ardida, mas não muito mais!)

Modo de Preparo

Etapa 1. Esterilize com água quente o vidro e tampa que irá colocar a geléia.


Etapa 2. Depois da pimenta e do gengibre bem picados, junte todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver até que você consiga ver o fundo da panela (não é tipo brigadeiro que a geléia vai desgrudar do fundo, se você deixar muito a geléia no fogo ela vai virar uma bala dura. Assim que conseguir ver o fundo da panela, ela ainda vai estar bem mole, mas criará textura conforme for esfriando. Outro jeito e tirar um pouco da geléia de colocar em um pires frio, assim você terá uma prévia da textura – se ficar muito mole deixe mais no fogo)


Obs: não tenho a foto da geléia, esqueci de tirar no dia, mas ela fica com cara de geléia ;), não tão consistente porque não vai maçã e nem pectina.


4 comentários:

  1. Luvas são muito importantes em várias situações, entre elas:

    - Ao cortar salmão para fazer sushi/sashimi
    - Ao trabalhar com amoras

    DT

    ResponderExcluir
  2. Olá El,
    Adoramos a geléia que ganhamos, obrigada!
    Comemos esse final de semana com queijo parmesão, na companhia de uns amigos, e estava ótimo! Todos adoraram!
    Bjo

    ResponderExcluir