segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ragú!


Era sábado antes do dia dos namorados. Estávamos em Campinas (um frio!) e a idéia era fazer um jantarzinho tranqüilo para fugir da euforia dos restaurantes, provavelmente um fondue e um vinho. Antes de comprar os ingredientes resolvemos parar na casa dos meus pais para dar um “oi”. E foi aí onde começou a mudança de planos...
Na cozinha, fumegante na panela, estava ele, o ragú. Era o molho da massa que estava sendo feito para o aniversário do meu avô que seria no dia seguinte. Experimentamos um pouquinho, ainda achando que iríamos comprar um fondue pronto na padaria ali perto...mas depois de uma rápida reflexão em conjunto ;), ficou decidido que aquele era nosso jantar do dia dos namorados. Fizemos um talharim, pegamos um vinho e comemoramos assistindo um filminho debaixo das cobertas, comendo o macarrão do nono.

Segue a receita do meu pai (e nas palavras dele), que a preparou este dia.

"O ragu é um molho apurado de carne e tomate. Só!!

Pegue aí 1 1/2 kg de acém ou músculo, uma carne forte e barata, picada em cubinhos de 1 ou 2 cm, limpos de nervos e gordura; tempere com sal e pimenta. Ponha a fritar até dourar bem. Vá pingando, como diz a mamma, pouco a pouco uma água quente com caldo de carne. Deve dourar BEM!!!

Acrescente 2 cebolas picadas 6 alhos picados, salsão, alho poró, louro e salsinha. Cozinhe até murchar bem . 1 copo de vinho tinto.

3 kg de tomate muito maduro, de preferencia o italiano, aquele compridinho: lave bem, bata no liquidificador e coe. Com esse suco, tire 1/2 copo e faça um bloodymary para o Rafa. Com o que sobrar, acrescente ao cozido e deixe no fogo até as coisas melhorarem. Acrescente 1 copo de leite.

Esse molho deve ficar no fogo por 3 ou 4 horas, ele vai adquirindo um colore marrone dourado, e um odor mara..vilhoso!!

A pasta deve ser um talharim, ou até um maltagliati, que é uma pasta de lasanha tagliata mezzo agl'occhi. Sempre al dente!!

Creio não haver esquecido nada.

Sucesso e baci"

Algumas dicas:
- Para fritar a carne, frite em etapas, um punhado de carne por vez, para nao criar água (dica essencial passada pela minha mãe, que supervisionou a receita :))
- O suco que sobrou após coar o tomate também pode ser usado para fazer uma sopa de tomate.
- De tempos em tempos verifique como o molho está, dê uma mexida e, se estiver começando a grudar no fundo da panela acrescente um pouco de água ou mesmo o suco que sobrou do tomate coado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário