domingo, 3 de julho de 2011

Quinta da Fofoca com Risotto de Brie e Aspargos

Encontro com freqüência minhas amigas da época do colégio. Nem todas as quintas, mas aquelas que são possíveis, ou às vezes às quartas, estamos nós na cozinha de casa (também conhecida com a casa da árvore) fofocando e preparando um jantarzinho. Antes éramos mais numerosas, perdemos (momentaneamente e orgulhosamente) duas delas para o estrangeiro. Uma foi morar nos EUA para fazer um mestrado em direito e outra foi morar na Áustria, a trabalho.  Mesmo desfalcadas nossos encontrinhos ainda acontecem, menos frequentes, mas acontecem. E para estes dias de risada temos nosso prato padrão, o risotto de brie com aspargos. Nem sei ao certo desde quando o fazemos e como essa receita se tornou a oficial das quintas da fofoca, mas a verdade é que ela é muito fácil de fazer e deliciosa. Muitas vezes é um mistério como o risotto fica pronto no final, pois sempre quem começa a fazê-lo não é quem termina, cada hora é uma que está mexendo e dando pitada nos temperos. Mas sempre ficou ótimo e, de qualquer forma, o que importa é a companhia. ;)

1,1 litro de caldo de galinha ou vegetais
100 gramas de manteiga
1 cebola grande descascada e picada
2 dentes de alho descascados e picados
1/2 cabeça de aipo picada
400 gramas de arroz arbóreo
2 taças de vinho branco
Parmesão ralado
1 maço de aspargos frescos picado em pequenos pedaços
1 queijo brie
Azeite de oliva
Sal

Etapa 1: esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o azeite de oliva e a manteiga. Adicione a cebola, o alho e o aipo (salsão) e cozinhe lentamente por uns 10 minutos, sem dourar, Esse é o famoso soffrito. Acrescente o arroz e aumente o fogo, mexendo lentamente.

Etapa 2: quando o arroz ficar translúcido (aprox. 1 minuto) acrescente as duas taças de vinho branco, sem parar de mexer.

Etapa 3: quando o álcool tiver evaporado e o vinho ter sido absorvido pelo arroz, acrescente uma concha de caldo quente e 1 pitada de sal. Abaixe o fogo e continue mexendo e adicionando o caldo quente conforme o arroz for absorvendo-o.  Após uns 10 minutos acrescente os aspargos. Após 5 minutos experimente para checar se o arroz está cozido. Se não estiver continue acrescentando caldo até que o arroz fique tenro, mas com uma leve consistência. O ideal é colocar os aspargos perto do fim para que ele não fique completamente cru, mas também não fique muito cozido, mantendo uma textura gostosa. 

Etapa 4: acrescente o brie cortado grosseiramente, mexa um pouco. Tire a panela do fogo, coloque a manteiga e o parmesão e deixe descansar por 2 minutos.



3 comentários:

  1. Elisa, vou testar esta receita na quinta-feira!!! Depois te conto se ficou saborosa como parece que a sua ficou!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha eu com a mão na massa ai!! Adoro fazer esse risotto! Na casa da árvore então...

    ResponderExcluir
  3. Zizinha estamos fazendo aqui a receita da quinta da fofoca!!! Vamos ver se vai ficar igual!!!! : ))

    Bjos Bel e Johnny

    ResponderExcluir